A EcoRodovias está assumindo a gestão da nova Raposo Tavares por R$ 2,19 bilhões, o dobro do valor oferecido pela CCR. Esta mudança mostra que a EcoRodovias está investindo em expansão e melhorando sua presença no mercado de rodovias brasileiro.
A empresa conseguiu superar o consórcio EPR, formado por Equipav e Perfin.
Em 28 de novembro de 2024, a EcoRodovias ganhou o último grande leilão rodoviário do ano, o projeto Nova Raposo, que inclui a Rodovia Raposo Tavares e outras duas rodovias em São Paulo. O valor da concessão foi de R$ 2.19 bilhões. A empresa Rikardy Tooge acompanhará esse importante projeto do governo estadual. Com apenas um tempo de leitura de três minutos, você pode descobrir mais sobre essa incrível conquista para o desenvolvimento das estradas brasileiras.
A EcoRodovias conquistou a concessão da Nova Raposo Tavares, superando a atual administradora do ativo, CCR, que ofereceu menos da metade do valor proposto pela concorrente (R$ 1,04 bilhão). O segundo lugar no certame foi ocupado pelo consórcio EPR, formado pela Equipav e pela gestora Perfin, que ofertou R$ 1,17 bilhão. No entanto, o valor desembolsado pela Nova Raposo não satisfez os investidores e as ações da EcoRodovias fecharam em queda de quase 20% na B3 nesta quinta-feira.
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A EcoRodovias, renomada pelo gerenciamento das estradas que conectam a cidade de São Paulo ao litoral do estado, adicionou a 12ª rodovia em seu portfólio e enfraqueceu a sua concorrente CCR. No mês passado, as duas empresas disputaram intensamente pela Rota Sorocabana, com a CCR sendo a vencedora.
Depois de mais de dois anos sem adicionar concessões a seu portfólio de ativos, a EcoRodovias finalmente retorna às licitações. A empresa passou por um ciclo de grandes investimentos entre 2020 e 2022, mas agora está focando na gestão da dívida com o aumento das taxas de juros (que subiram de 2% para 13,75% ao ano).
O presidente-executivo da Ecorodovias, Marcello Guidotti, afirmou que a empresa estudou cuidadosamente antes de adquirir esse ativo importante. Ele também ressaltou o compromisso da empresa em fazer a diferença e expressou confiança no lance apresentado e nos estudos realizados.
Após ganhar a licitação para administrar a Nova Raposo Tavares, a EcoRodovias será responsável por 1.800 km de rodovias estaduais pelos próximos 30 anos. A empresa planeja investir R$ 8 bilhões em melhorias na infraestrutura. As estradas incluem os primeiros quilômetros da Rodovia Raposo Tavares, que liga São Paulo a Cotia (SP), e da Castello Branco, que conecta São Paulo a Barueri (SP), além de trechos entre as cidades de Cotia e Embu. A assinatura do contrato está prevista para março de 2025.
O projeto inclui investimentos em duplicação, implantação de faixas adicionais, vias marginais, novos dispositivos e melhorias em obras de arte especiais. Também haverá a construção de novas passarelas e pontos de ônibus. A CCR afirma que o sistema Castello-Raposo é a principal via que liga a capital ao oeste paulista, com cerca de 720 mil veículos circulando diariamente.
Com informações da Reuters